Bem vindo à Caucaia do Alto

Bem vindo à Caucaia do Alto

terça-feira, 18 de maio de 2010

Entre Presentes de grego e Picadeiros...


A noticia dos presentes que Caucaia do Alto recebeu do prefeito Carlão Camargo não é novidade alguma... pra ninguém. Me fez lembrar a prática centenária criada em tempos de monarquia : a prática do pão-e-circo. Que nunca deu certo mas insistem até hoje. Ou será que deu tão certo que perdura?

Foi no show de encerramento da Romaria que se montou o cenário patético, e o povo de Caucaia recebeu “de presente" uma UTI móvel e nova iluminação na ENTRADA da Estrada de Caucaia do Alto. Que ficou até bonita..

Tentei esquecer o assunto mas a indignação incomodou e aumentou na medida em que todos os meios de comunicação de Cotia repetiam, exaustivamente, o discurso ensaiado do apresentador do show: - “Caucaia do Alto ganha de presente uma UTI móvel e uma nova iluminação...” aplausos...

Popularmente se diz que "não há limite para o pior" .Ainda nos restou o desencanto com a atitude irresponsável de alguns profissionais de comunicação, noticiando o fato sem o menor senso crítico e sem avaliar a importância dos “formadores de opinião”.

Uns agiram com coerência, em defesa de seus próprios interesses. Outros dão mostras de não perceber estar fazendo parte de uma propaganda eleitoreira, enganosa e grosseira. E eu me perguntava: presente?

Sinceramente nunca vi presentear com o dinheiro do presenteado...
Como é que se presenteia alguém utilizando seu próprio dinheiro?!

Sim, porque o cidadão “caucaiense” não ganhou nenhum presente, apenas recebeu o “produto” pelo qual pagou com sua penosa carga de impostos. Aliás, recebeu bem menos do que precisa e a que teria direito.

Mas é “época de eleições” e todos os oportunistas de plantão querem fazer rolar a festa. Vale tudo! O importante é conquistar votos, de qualquer maneira e a qualquer preço. Não importa se enganando, iludindo. Se preocupar com as reais prioridades da população? Nem pensar...

A secretaria de Cultura e Turismo ( Cultura ainda tenta-se fazer algo, já Turismo...)com a proposta de levar cultura a uma população carente de opções, investe em shows sertanejos, pagodes e forrós. Nada contra! A cidade agradece o empenho.

Ter acesso à cultura é de extrema importância. Mas parece que se busca agradar somente a maioria eleitora … novamente garantir votos, porque a minoria não elege. E aí não sobra lugar para artistas de MPB, ou de rock pop nacional, teatros de rua, etc. Porque não diversificar? Agora me parece que estão começando a fazer algo de real cultura, como circos, por exemplo. Há público para isso.

O fato é que entre espetáculos e presentes de gregos, não vemos projetos realmente eficazes .

Temos urgência em resolver assuntos sérios, como drogas, segurança, crescimento desordenado, meio ambiente, saneamento básico, melhoria na distribuição de energia, mobilidade urbana. São só algumas das emergências.

Cadê nossos Vereadores e o que estão fazendo? Você se lembra em quem votou? Sabe o que ele faz?

As coisas estão mudando mas ainda há muito por fazer, principalmente por aqui.Timidamente, nós - povo brasileiro - percebemos, assimilamos e exercemos nossa cidadania.

Trocamos o perigoso grito rouco das ruas que outrora se fazia ouvir - e se fazia calar - pela internet, ferramenta moderna e legitimamente ao nosso alcance, e dissemos não! àquilo que não aceitamos.

Um bom exemplo é o Projeto de Lei Ficha Limpa, que propõe impedir políticos que cometeram delitos graves, de se candidatarem. Prestes a ser engavetado foi salvo por mais de 2 milhões de assinaturas via internet (avaaz.org), que diziam "NÃO vote contra o Ficha Limpa, estamos de olho".

Bem que se tentou adiar sua votação para depois das eleições, ganhar tempo, o que beneficiaria um batalhão de políticos comprometidos até os dentes. Mas a pressão popular foi mais forte.

Parabéns Brasileiros Cidadãos, mais uma conquista. Valeu!

Somos um povo que começa a olhar de frente, sem medo, para uma democracia que sábia e pacientemente aprendemos a construir. E sabemos onde queremos chegar.

Entendemos que a parte que nos cabe nesse latifúndio" - como cantou o poeta Chico Buarque de Hollanda em “Funeral de um Lavrador", é bem maior que alguns palmos de uma cova grande.

É um imenso país para ser construído com responsabilidade, ética e amor!

E tenho dito: Vamos politicar também. Vamos receber agrados, ir aos shows , aplaudir, aproveitar a época de eleição para reivindicar, e no dia de votar...TEREMOS AMNÉSIA!!!


3 comentários:

  1. uhuuuuu amiga isso aí, bota a boca no trombone, om o dizia Vicente Leporace

    ResponderExcluir
  2. Falou Querver1, obrigada pelo apoio...essa terra é maravilhosa mas cheia de picaretagem...se tiver sugestões ácidas eu aceito. um abraço

    ResponderExcluir
  3. Panis et circenses, pão e circo. O povo ainda alimenta-se disso, o brasileiro então... Sempre considerei que a educação, a boa educação, é a luz para aqueles que desejam enxergar problemas e levantar soluções. A Internet, essa grande biblioteca virtual, até que move as pálpebras de alguns, porém a grande massa (dos que tem acessibilidade a esse meio) ainda julga que sua melhor utilidade está em seus sites de relacionamento. E aquelas 3, 4 ou 5 horas diárias em frente ao computador em nada lhe acrescentam no fim.

    ResponderExcluir